15.7.09

A gente aprende depois, muito depois...



Cristina Moreira Sáfadi

A gente aprende depois de ter passado a infância, como nossos irmãos são importantes. Lá em casa éramos muitos, somos ainda muitos, embora alguns já tenham se despedido. E aí dá para pensar mais ainda...

Nossos gritos em uníssono pelas mesmas alegrias. A chegada de meu pai à noite era uma grande festa. Ele sempre tinha uma história interessante para contar. Jantávamos todos juntos, cada um descrevendo seu dia.

Como era bom termos o mesmo céu sobre nossas cabeças, as brigas que também tinham um tantinho de amor. O gosto da refeição, da salada à sobremesa. Tudo era festa, tudo era discussão e passávamos de uma extremidade à outra em estonteante velocidade. Só nós nos entendíamos. Saudade daquele tempo.

Como são importantes nossos irmãos! Sofremos muitas perdas que são as mesmas para todos embora a tenhamos vivido de forma diferente. Nossos pais nos ensinaram os conceitos da vida, da moral, da ética, da solidariedade e muitos outros que são tesouros, os maiores tesouros que nos foi deixado. Esta foi a maior herança, que não se divide e se integraliza em cada coração. O desejo de nossos pais sempre foi que soubéssemos usar e cultivar tudo que nos foi ensinado.

Irmãos... Os tempos passaram, cada um construiu sua família, vieram filhos, netos, mas a ligação ficou indissolúvel. Como é bom nos encontrarmos numa mesa de restaurante, no final de um dia estafante e juntos rirmos e chorarmos, lamentar ou desejar, vendo os nossos próprios traços no irmão que está ao lado.

Como é bom planejar férias, visitar a irmã que reside em outra cidade, embora esteja em união conosco de coração. É inigualável encontrar o rosto da irmã. Beijo sua face, na certeza de que somos amigas e parceiras. Falo de amor, falo de saudade, falo de acolhimento.

A gente aprende depois que é muito bom ter irmãos.


Creative Commons License
buscando a poesia by maria cristina moreira safadi is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.

5 comentários:

  1. Nossa, Minha mana,
    Estou chorando, as lágrimas descem de saudade, de alegria , de recordação. E a velha casa tão amda na foto me faz rever nossos páis, , você e nossos irmãos. Está difícil comentar porque a emoção é inesgotável. Mas concordo com vovocê, minha irmã querida. É muito bom ter irmãos.
    Beijos e carinho
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por este espaço destinado à sensibilidade. Voltarei mais vezes. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. querida Cristina um enorme prazer ler-te , a gente está sempre aprendendo e dialogar textualmente contigo é um privilégio.
    Parabéns e Feliz Dia do Escritor !

    ficaria muito honrada se visitasse meu blog ,
    abraços afetuosos de leitora e amiga

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo26/7/09

    poemas simples como se estivese conversando, e vai com eles contando
    suas experiências, seu amor pela vida, pelo trabalho, pelos seus familiares..
    e senti em casa!
    Um abraço!

    Luiza enicio

    ResponderExcluir