19.8.09

Como lutar



Talvez esta seja uma palavra forte demais. Talvez alguns pensem assim. Mas, a considerar todos os problemas daqueles inseridos em grupos atingidos por discriminação, considero ser a mais adequada. Passada então esta primeira etapa do raciocínio, vamos adiante.

Como lutar? Ou seria melhor com quem lutar? Acho que sim. Pensemos com quem lutar. E para isto, devemos analisar o comportamento das pessoas que sofrem preconceitos das mais diversas formas.

Juntam-se em grupos de ajuda com finalidades diferentes. Uns se refugiam junto a seus iguais. Outros unem forças para militância. Tudo muito bem. É ótimo que as pessoas se juntem, unam forças, para que possam lutar por seu lugar ao mundo. E vão surgindo cada vez mais, grupo e mais grupos. Os integrantes aproveitando suas próprias potencialidades para se adequar em que tipo de grupo se inserir.

Mas será que devemos nos unir apenas aos nossos iguais? Acho que não, se é uma integração que se busca. Critica-se outras pessoas justamente porque discriminam aqueles que se consideram “normais” ou “dentro dos padrões” e, na luta contra esta forma de viver, obedecemos aos esquemas que estes nos impõem.

Pensemos mais adiante, em quantos grupos são discriminados. E se unirmos forças, formando um universo diverso, que deve ser o sonho de todo ser humano? Acho que talvez chegássemos até a maioria. Que beleza de chegada! Um mundo diverso! Um mundo que se compreende e que olha para as diferenças, um do outro. E não precisa ser diferenças similares, em blocos, como se fôssemos planejados em série. Cada ser é único!. Um mundo pleno, como deve ser.

E prosseguindo nesta reflexão, podemos dizer que é esta a forma de luta. Vejo muitas pessoas sofrendo, atingidos por injustiças, clamando por seu lugar, por deixar sua natureza livre, sua forma de ser desabrochar, sem culpas, dores ou complexos. Vamos então rever nossas forma de lutar, unir diferenças, num entendimento mútuo. Não se chega a lugar nenhum, quando se está preso em seu próprio casulo.
Pensar desta forma: Eu sofro, mas e meu companheiro de caminhada? Talvez esteja com feridas ainda mais profundas, incapaz de olhar para fora, incapaz de reconhecer uma outra necessidade.

Desejo apenas que fique esta mensagem: Estamos lutando certo? Como lutar? Com quem lutar?



Creative Commons License
Como lutar is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.

Um comentário:

  1. Querida Cristina,

    Parabéns pelo blog!! E para mim é como se fosse novo porque, confesso, faz tempo que lhe visitava... Escrever é uma forma de lutar, ou melhor dizendo, de enfrentar os desafios que as batalhas desta humanidade nos propõem dia a dia. Quando a esperança renasce dos sonhos mais queridos a luta vira desafio. Muitos beijos, com carinho.

    ResponderExcluir