31.8.09

Herança Bendita - Vânia Moreira Diniz


Creio que nesse momento e dias de introspecção só Deus esteve comigo. Meu coração precisava do conforto e sentir que eu poderia seguir em frente certa que minha mão dada aos meus irmãos de caminhada estava sendo forte e confortadora.

Estou num trabalho que minha alma identifica desde os seis anos de idade .Mas reconheci que para prestar socorro aos companheiros de estrada precisava inicialmente me encontrar no dia a dia e poder sentir que estava bem. Sem isso poderia atrapalhar os passos de meus irmãos o que me traria uma dor imensa e inconsolável.

Percorri estradas e andei silenciosamente pelos meandros de minha alma, apreciando a beleza da natureza que sempre amei. Mas desta vez com um entusiasmo incomensurável que a força da maturidade me transmitia.

Olhando sem ver, ouvindo sem escutar, andando sem sentir, contemplando sem a consciência exata que poderia conferir opiniões que no momento eu não queria dar. Desejava apenas apreciar e experimentar dentro do meu coração as batidas fortes e vigorosas que me levariam a decisões importantes no caminhar apressado da vida.

As recordações passadas e presentes eram muitas e me via pequenina diante da magnitude do universo pleno e exuberante. Esta sensação me dava a tranqüilidade para que eu esperasse até que a onipotência do Senhor do Universo me sussurrasse as palavras que eu precisava ouvir.

As árvores que eu admirava estavam viçosas, as flores coloridas e gentis extremamente aveludadas. Os pássaros voavam em bando usufruindo a liberdade essencial e verdadeira que só eles podem sentir, sabendo que seu espaço não influi nem atrapalha a de seu companheiro.

Absorvi profundamente a verdadeira diferença existente entre o altruísmo dos componentes da natureza e o ser humano que é generosamente recebido como hóspede provisório quando sente pela primeira vez o oxigênio para que possa se manter nesse mundo que ele está galgando sem conhecer a razão intrínseca.

Nós somos tão hóspedes que precisamos de vaidades frágeis, títulos neutros e sem substância, verdades incoerentes, elogios constantes para nos equilibrarmos quando devíamos aspirar a felicidade com a fé dos grandes vôos.

Tudo isso passava pela minha cabeça sem que eu tivesse certeza de quem me inspirava, apenas era levada por uma energia envolvente e profunda. Uma energia tranqüilizadora e verdadeira. Como se algo tivesse amenizado as feridas e realçado o bem-estar e a felicidade que me dominavam.

Tenho certeza que aqui, neste planeta que precisamos urgentemente preservar sem teorias e com amor, não existe o “eu” mas simplesmente o “nós” para que possamos prosseguir sem obstáculos e compreendendo que o espaço é único e vasto não importa quantos os sobrevoam.

Vim, retornei de um grande vôo e compreendi a importância da paz que sinto nesse instante e a certeza da união e da solidariedade no sentido mais amplo e verdadeiro.
Mesmo que hajam rivalidades, disputas, egoísmos, invejas, soberbas a união e paz estarão sempre mais densas e vitoriosas no caminho que estamos percorrendo e sei que aos poucos todos nós compreenderemos essa verdade que será a herança das futuras e mais conscientes gerações. Herança Bendita!



Fale com a autora:

Vânia Moreira Diniz

4 comentários:

  1. Grande Vânia, é sabido que estou viajando, e venho ver minha caixa de correio quando me é possivel, e lendo está sua crónica, onde destaco o paragrafo acima, pois aqui venho comungar com sua identidade, o que importa é sim a PAZ INTERIOR, pois titulos, rivalidades, não nos levam para a PAZ, aquela despida do Ego, onde você sempre reconhece seu Eu verdadeiro, meus PARABÉNS,
    Efigênia Coutinho

    ResponderExcluir
  2. Mana, já lhe disse que você é demais? Adorei!! Muito, muito, muito. E estes vôos seus só trazem para todos nós muita riqueza interior. beijão

    ResponderExcluir
  3. Minha querida Vâninha a existência prescede a essencia diz-nos Sartre , conquistar o sabor da vida na interação com a natureza é essencial , vivemos ainda sob a égide da separação com a natureza da qual fazemos parte, tua bela crônica denota o quão especial és enquanto ser humano, ciente do que realmente faz a diferença.
    abraços da tua leitora e sempre grata manamiga, virgínia

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso Vaninha querida!
    Que Iluminada caminhada poeta Ternurinha!
    É sempre um rico aprendizado para nossa alma te ler
    e uma alegria para meu coração...que segue tuas palavras
    consciente da grandeza do teu espírito!

    beijinhos com Amor agradecido da Li e muita admiração

    ResponderExcluir