25.9.09

Bíblia

Já ouvi muitas pessoas falarem de momentos de solidão. Cada um tem sua descrição, cada um tem sua vivência, mas é difícil quem ainda não o experimentou. Estou num destes momentos. Por que? Escrever é um ato solitário. Sento-me a frente do computador, a tela branca me convidando a uma nova criação. A responsabilidade aumenta. E se não puder criar nada? Recuso o pensamento, isto não vai acontecer. Começo a divagar. Palavras soltas, acontecimentos recentes, pessoas que encontro recentemente, tudo habita meus pensamentos. É uma boa solidão, a solidão da dúvida, da escolha, da busca, das reflexões. Às vezes demora, mas sempre encontro um caminho.




Palavra... achei! A Bíblia, mês de setembro! Não sei se é muito conhecido isto, mas entre os católicos, tenho certeza que sim. Este é o mês da Bíblia. Acho então interessante pensar sobre esta obra, tão difundida, não como valor literário, mas como luz de nossas vidas.



Palavra, é esta a chave. A palavra de Deus se faz orientação, guia meus atos, é presença certa sempre perto de mim. Não sei se ela é mais valiosa na alegria ou na tristeza. Sempre me faz bem. Traz-me a presença de Deus. É como um fio, fino, discreto mas de extraordinária resistência. E este fio me liga a meu criador, ao Deus do amor incompreensível.



Todos os dias, está lá, bem próximo, sobre a velha mesa de cabeceira. Mas fechada, não me diz nada. Tenho que ter vontade, é como se fosse uma porta, com fechadura por dentro. Tenho que abri-la. E todas as manhãs abro a Bíblia, para encontrar o Pai que toma conta de todos. Há sempre uma boa mensagem, nos momentos certos, respostas para minhas dúvida.



Em minha Bíblia anoto meus temores, minhas preocupações, é algo delicado, o espaço de intimidade com Deus. Sinto-O mais próximo, são orações antigas, salmos de um povo que perseverou. São cartas de orientação de quem conviveu ou esteve bem próximo de Cristo. Ali está escrito a história que nem sempre se faz bonita, mas muito verdadeira. História de pessoas que foram tocadas pelo chamado divino, pessoas que resistiram, que fizeram de sua vida um exemplo. Outras resistiram, tentaram fugir, erraram, choraram, arrependeram-se. É a história da humanidade. Ali está um amor sem limites, um Deus que não desiste, que me procura e me faz me sentir amada.



Este é o mês da Bíblia. Por que não começar, por que não perseverar? Este é um convite. Abra a Bíblia, leia, pense, procure deixar as palavras, muito mais que ocupar seus pensamentos, penetrar seu coração. Vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário