13.8.11

Carta a meu pai, no dia dos Pais

Eu e meu pai, no dia dos meus quinze anos



Antes de tudo, desejaria dizer que deixei as palavras e o coração me guiarem nesta carta a meu pai:

Esperando a casa ficar calma, para que meus sentimentos possam brotar e tomar a forma de palavras mais facilmente. 

Sábado, véspera do dia dos Pais. A gente sabe que o interesse comercial é muito. Mas a gente sabe também, que todos esperando, comemorando, comprando presentes, geram uma energia que nos coloca em contato direto com todos os pais, inclusive você, que não está mais fisicamente entre nós. Volto no tempo, pai, para me aconchegar naquela gostosa proteção que só você soube me dar. Aquela segurança, que nunca mais hei de conhecer, mas que está aqui comigo, intuindo meus pensamentos, minhas opiniões, meus ideais.

Pai, tenho saudades daqueles sábados, que você colocava um disco e a música inebriava o ar de nossa casa. A alegria que sentíamos no seu olhar, de um azul inesquecível. Lembro da limpeza do aquário, onde todos nós nos uníamos para, numa gostosa bagunça, "ajudar".

Sinto hoje uma saudade que quase se personifica, revelando o pai que você foi nesta Terra e a alma que, com certeza, está ajudando quem precisa, como o fazia entre nós.

Lembro da festa dos meus quinze anos, onde dividi com você, nossos familiares e amigos, uma felicidada própria da adolescência, que  tão bem meu pai inesquecível sabia compreender. E o vestibular? Que entusiasmo que sentia a cada vitória minha e o orgulho de dividirmos o gosto pela matemática, que eu cultivo até hoje e que foi o caminho para minha profissão.

Lembro você, chegando do escritório, passos fortes, firmes que me fizeram acreditar que nunca ficaria doente, nunca nos deixaria. O som alegre de sua gargalhada ainda ecoa em minha alma, fazendo-me carinho e enviando-me todo seu amor e proteção.

Enfim, pai, você era feliz e apresentava para nós, uma felicidade genuína, livre de objetos e plena de sentimentos. Hoje, quero lhe parabenizar e agradecer por tudo que você foi, por tudo que você é para nós, seus filhos. 

Ainda hoje nos reunimos e relembramos o dom de sua paternidade. 

Desejo hoje, que você esteja bem e tenha encontrado aquilo que você sempre acreditou. Um Deus amigo, protetor, justo e misericordioso. É neste mesmo Deus que acredito que está em você e que está em mim, está em todos nós.

Neste Deus, entramos em comunhão, convivemos e temos a certeza que você está aqui, bem pertinho de nós também. 

Por fim quero dizer, o tanto  de falta que você nos faz, o tanto de saudade daqueles momentos e que, embora saiba que os dias, o tempo não é mais o mesmo, para você, Feliz dia dos Pais, que a paz esteja sempre com você e que tenha conseguido a plenitude possível.

Saudades, meu pai, muitas saudades.


4 comentários:

  1. Minha mana,
    Andei com você no tempo e em tudo que você descreveu, deixando que a emoção me dominasse, permitindo que meu coração ouvisse acelerado os olhos de minhas recordações estivessem plenos para enxergar cada detalhe desse tempo que vivemos juntas.
    Obrigada por ter escrito essa linda carta a nosso pai e junto com você faço coro na sua saudade profunda e eterna.
    Beijos
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. cláudia15/8/11

    Tia Cristina, adorei. Fiquei emocionada, saudosa.
    Lembro até hoje das nossas reuniões aos sábados à noite, no salão, para ouvirmos música. Bjs
    Cláudia

    ResponderExcluir
  3. Anônimo16/8/11

    Cristina
    No seu texto você me fez visualizar, em pensamento, muitos momentos que presenciei a maneira doce e firme, ao mesmo tempo, dessa grande criatura (como ele falava) que era o Dr. João.
    Vocês foram privilegiados em ter um pai como ele.
    Sinto também muita falta do meu pai, mas infelizmente não tive a sorte de tê-lo comigo todo esse tempo. Ele também teria sido um pai firme e doce ao mesmo tempo.
    Beijo
    Margarida

    ResponderExcluir
  4. Anônimo17/8/11

    Dá para ver no sorriso de teu pai o orgulho que sentia em tê-la como filha nesta data em que os pais, em nossa época, apresentava sua filhaà sociedade.

    Cristina como estás linda ! O tempo passa, o viço da pele, cabelos, tônus muscular passa a habitar nosso interior, o cerne se fortalece enquanto a casa escama...

    Linda carta Poeta-escritoraamiga tão talentosa quanto querida. Parabéns e mto. grata por este momento de sincera entrega às emoções mais ternas.

    bjs


    com afeto e admiração,tua leitora e co aprendiz, virgínia vicamf além mar poetinha

    Novo Hamburgo - RS BR vicamf@yahoo.com.br
    site = http://vicamf.multiply.com

    ResponderExcluir