8.3.12

Falando sobre a mulher




Muito tenho escrito nestes anos sobre este dia. As vezes entusiasmada, as vezes nem tanto. Fico sempre na dúvida porque o ideal é que não precisássemos deste dia. Isto significaria uma presença feminina no mundo sem medo, sem injustiças.

Mas já que isto não acontece, temos que apreciar as melhorias que temos acompanhado e participado no que concerne aos direitos da mulher. Caminhamos a passos largos para uma igualdade sem a necessidade  da anulação do caráter feminino.

Ainda se tem que se pensar muito a este respeito, principalmente voltando nosso olhar para a mulher que sofre agressões, incompreensões e outros tipos de desrespeito ao ser humano, tão comuns de se encontrar nas mais diversas formas de comunicação e  noticiários.

Suavizando um pouco esta  pequena análise falo de minha alma feminina, que aprendi a valorizar desde os primeiros anos de minha vida. Cresci numa família, em que o valor feminino nunca passou despercebido.

E assim cresci, embalando os mais femininos sentimentos e colocando no mundo, pouco a pouco, minha marca, orgulhando-me dela e fazendo-me a acontecer nos mais diversos tipos de atividade. Não acho que devamos separar tanto  esta  vivência, dividindo-nos por sexo, como se fôssemos feito de diferente matéria.

Mas a alma... esta precisa ser lembrada de forma especial. O sentimento que brota do coração feminino, que toma matizes diversos e que faz da mulher, um ser que canta a alegria de ser perceber, embora a vida, por vezes, nos coloque em situações não tão igualitárias a dos homens.

Feminista? Talvez... Se ser feminina é conduzir a vida numa esfera um tanto sentimental e um tanto prática... Se ser mulher é acompanhar, passo a passo, o desenvolvimentos de filhos... Se ser mulher é ter o orgulho de saber chorar, mostrar o rosto molhado pelas lágrimas e assim mesmo se sentir forte... Se ser mulher é se emocionar com o dia a dia... Se ser mulher é levar no peito paixões que fazem valer a pena viver...

Deixo o restante por conta de quem lê. Cada mulher sentindo de uma forma diferente seu real papel diante de uma sociedade que nem sempre é tão amiga mas que com certeza caminha a passos largos para a compreensão da realidade feminina.

Beijo em todos, principalmente nas mulheres.

5 comentários:

  1. Lindíssimo e emocionante seu texto, minha irmã.
    Não só sensibiliza como automaticamente as reflexões surgem profundas e encaminham nossos pensamentos para cada tópico de seu texto.
    Parabéns pelo Dia Internacional da mulher, mana e também pelo seu caminho que está sendo brilhante corajoso.
    Beijos e carinho
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada mana, sempre presente no meu dia a dia. Você sempre sabe do que falo. bjs. Cris

      Excluir
  2. Anônimo11/3/12

    "...Se ser feminina é conduzir a vida numa esfera um tanto
    > sentimental e um tanto prática... Se ser mulher é acompanhar, passo a
    > passo, o desenvolvimentos de filhos... Se ser mulher é ter o orgulho de
    > saber chorar, mostrar o rosto molhado pelas lágrimas e assim mesmo se
    > sentir forte... Se ser mulher é se emocionar com o dia a dia... Se ser
    > mulher é levar no peito paixões que fazem valer a pena viver..."...
    Explêndido tx. Cristina querida ! Parabéns por este e por cultivar e eleger o feminino em ti , abraços de tua virgínia fulber , leitoramiga
    NHamburgo RS BR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poeta amiga, grata por suas palavras. Sempre bom receber seu retorno. bjs Cris

      Excluir
  3. Maria Lindgren29/4/12

    Por tudo isso, quero continuar mulher, com todo o meu feminismo às mãos
    Maizé

    ResponderExcluir