4.8.09

Preconceito contra a mulher



Sábado no Rio de janeiro. O tempo tem estado chuvoso, mas neste dia, o sol veio me acordar com a um convite a apreciar a manhã que se derramava sobre a cidade.

Bem, sem pretensões saí para dar uma caminhada, apreciando quão bela a Natureza pode se apresentar. Contemplei o céu azul, as pessoas que iam e vinham, as crianças no parque. Enfim que belo dia para se ter noção da presença de Deus, para lutar por justiça.

Quando já vinha para casa, entrei na farmácia para umas compras corriqueiras. Encontrei uma conhecida que reclamava do tamanho da loja em relação ao número de funcionários. Concordei. Ela resolveu ir ao gerente, deixar claro sua opinião.

Quão bela pode ser a Natureza, já afirmei. Mas às vezes não! O homem faz parte da Natureza e a mulher também. Mas não é isso que observei naquele recinto. Estava já no caixa,quando um cidadão começou a comentar, referindo-se à justa reclamação que era feita naquele momento: "Vai procurar um tanque, vai arrumar um namorado", falava em relação à minha conhecida.

Fiquei perplexa e envergonhada de saber que ainda há este tipo de preconceito, que coloca a mulher numa condição de ser feita apenas para trabalhos domésticos e precisando de um homem que possa lhe dar sentido a vida.

Aquilo me revoltou de tal forma que tive que me expressar. Mas aquele homem já tinha saído. Incrívelmente, constatei que o gerente e a funcionária da caixa, sorridentes, pareciam concordar com ele.

Coloquei como pude minha revolta. Ponderei na alta dose de preconceito ali expressada. Então não se vê o trabalho do dia a dia das mulheres, da independência e criativide com que administram suas vidas?

Infelizmente isto ainda existe e é triste.

Lamento, lamento profundamente.

4 comentários:

  1. Minha mana,
    Lindo seu texto. Ele expressa exatamente a revolta e a dor que o preconceito causam. E segui você não podendo deixar de me emocionar com suas palavras que seu texto muito bem escrito suscitam.
    Também fico muito triste ao perceber que apesar de nossa luta, ainda persiste nas entrelinhas e às vezes claramente esse preconceito tão triste e desumano.
    Parabéns pelo texto! E a única coisa que pode cada vez mais diminuir esse cáos é a união ea persistência.
    Beijos e carinho
    Vãnia

    ResponderExcluir
  2. sigamos servindo-nos da palavra querida Cris , tua atitude consoante teus sentimentos faz diferença.
    abraços de admiração e carinho
    virgínia além mar

    aguardo tua visita em meu blog querida http://alemmarpeixevoador.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8/8/09

    ola querida!
    através da nossa querida Vica, cheguei até você. Lindo blog, parabéns querida.
    É revoltante saber que comentarios machistas ainda permanecem vivos! Absurdo!!!
    Um otimo Fim de semana, fica com Deus.
    Abçs
    Marcia

    ResponderExcluir
  4. Anônimo20/9/09

    realmente seu texto foi incrível...
    tbm fico chocada com as atrocidades que nós mulheres passamos, do machismo que ainda predomina na nossa sociedade...
    acredito que qualquer tipo de preconceito, seja ele qual for, deve ser repugnado e extinto, aliás, não se deve nem ouvir e ter consideração, por opiniões preconceituosas, porque o preconceito não se justifica...
    os homens se esquece que somos nós mulheres que damos à vida à eles...
    como eu já disse em outro site eu repito: os homens que se acham tão superiores a nós mulheres , agradeçam suas mães, pois é graças à elas que eles estão vivos pra nos discriminar...
    realmente devemos nos unir, somos a maioria e o preconceito é algo que deve ser extinto...

    ResponderExcluir